Esparguete à Carbonara é uma das receitas mais consensuais entre os amantes de massas. Também é das receitas com mais alterações a gosto de quem cozinha, dada a combinação de ingredientes possível.

É também um dos pratos que mais nos apraz preparar, apesar de simples e rápido, tem pequenos passos que fazem toda a diferença no sabor final. Fica abaixo a nossa receita, com o nosso toque.

Utilize os seguintes ingredientes: (4 pessoas)

  • Esparguete 300g (utilizámos marca Nacional)
  • Bacon aos cubos 150 a 200g
  • Chouriça picante 4 rodelas finas
  • Azeite Virgem Extra qb
  • Noz moscada qb
  • Mistura de Pimentas em Grão qb
  • Sal Marinho qb
  • 3 Dentes de Alho
  • Natas para Culinária – 150g (usamos as da Parmalat, que embora tenham natas para Carbonara, preferimos  as simples)
  • Queijo Parmesão ralado (a gosto)

Comece por preparar um tacho com água (se tiver com pressa ferva a água num fervedor elétrico), uma pitada de sal marinho e leve ao lume até ferver. Adicione o esparguete sem o partir, juntando um fio de azeite (se gostar do sabor a alho, adicione também um dente de alho esmagado e retire no fim). Deixe cozer até estar no ponto que prefere.

Enquanto coze a massa, aproveite e leve uma frigideira grande, a lume brando, com um fio de azeite e junte o bacon, as rodelas de chouriça e os 3 dentes de alho esmagados (sem pele). Mas que sentido faz a chouriça? Bem, a Esparguete à Carbonara também não leva natas, mas na nossa culinária normalmente é utilizada. Assim, quisemos continuar a alterar a receita e achámos que o toque da chouriça, aquando da fritura do bacon, daria ali um toque diferente. Quando cozinhado, reserve.

Numa taça, bata 2 ovos mais 2 gemas, adicione o queijo parmesão e as natas misturando bem. Tempere com a pimenta e noz moscada (ou outros temperos que prefira) e guarde.

Na frigideira onde cozinhou o bacon, coloque o esparguete ainda quente e previamente escorrido e envolva com o molho. Adicione o preparado dos ovos, natas e queijo e misture sem parar. Sirva como preferir e polvilhe com mais um pouco de queijo parmesão. Pode ainda adicionar uma folha de manjericão e um tomate cheri aquecido.

Esparguete à Carbonara

Para acompanhar, aconselhamos um bom vinho, como por exemplo o Titan of Douro Tinto, um vinho abaixo dos 10€  cujo aroma e sabor são muito equilibrados e que normalmente agradam a quem prova. Poderá encontrar esta sugestão e outras mais na nossa loja.

Esperamos que apreciem, e que partilhem nas nossas redes o resultado final da vossa Esparguete à Carbonara.

 

 

Deixe uma resposta

Confirmação de Idade

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

(idade legal é 18 anos em Portugal)
Add to cart