Numa ida a Madrid, entrámos por acaso no restaurante Volapié com o intuito de comer as típicas tapas. Pedi uns Huevos Rotos que até à data foram os melhores que comi, simplesmente deliciosos. Desde então experimentámos vários em Portugal e, apesar de bons, nunca me deixaram maravilhado.

Assim, surgiu a ideia de experimentar cozinhar esta tapa e aventurámo-nos na busca por uma combinação de sabores que resultassem nos melhores huevos rotos que alguma vez provei.

Utilize os seguintes ingredientes: (2 pessoas com fome)

  • 5 Ovos (se conseguir, opte por caseiros, são sempre melhores);
  • Azeite (quanto melhor e menor a acidez, mais sabor terá o petisco, experimente este, Quinta do Noval);
  • 1 Cebola Grande;
  • 2 Dentes de Alho;
  • 4 Batatas Vermelhas Grandes; (dependendo do tamanho, adapte o número à receita);
  • Tomate Cheri (a gosto);
  • 100g de Bacon às tiras;
  • 200g de Presunto (atenção ao teor de sal);
  • Manteiga com Sal qb;
  • 1 colher de sopa de Mel;
  • Especiarias a gosto, utilizei Noz Moscada, Salva e Pimenta Preta, mas pode tentar outras combinações a gosto.

Comece por cortar as batatas às rodelas, nem muito finas nem muito grossas, e enquanto não as colocam a fritar aconselhamos que as metam em água fria;

Aqueça o azeite até à temperatura de fritura das batatas e adicionem as batatas previamente cortadas. Aqui terá dois fatores preponderantes, primeiro as batatas estarão no ponto quando já estiverem douradas com aspeto cozido (convém ficar um pouco moles para absorver os molhos), em segundo, ainda antes de as batatas estarem no “ponto”, coloque pouco mais de metade do bacon para que além do sabor do azeite, fique presente o aroma do bacon nas batatas.

Enquanto as batatas fritam, corte a cebola às meias-luas e pique os 2 dentes de alho. Pre-aqueça uma frigideira com o fundo coberto por azeite, coloque a cebola e o alho até à cebola ficar dourada e junto o restante bacon. Nesta fase adiciono um pouco de tempero,  a noz moscada  e a pimenta e o mel. Guarde o preparado.

No mesmo azeite onde preparou a cebola e alho,  frite os ovos, temperados  com Noz Moscada e Pimenta (nós fritamos em manteiga de uso corrente, com sal). Esteja atento(a), a gema deve ficar quase “crua”.

Com as batatas devidamente fritas, junte o preparado de cebola, os tomates cheri a gosto,  os ovos estrelados e o presunto desfiado, de preferência numa das frigideiras ainda quentes ou em lume brando. Misture tudo e deixe a gema envolver todo o preparado. Adicione a Salva, e sirva ainda morno/quente.

Huevos Rotos
Resultado Final dos melhores Huevos Rotos

Para acompanhar, um vinho tinto com a casta dominante Touriga Nacional é o que  aconselhamos,  neste caso utilizámos o Quinta da Alorna Reserva, e o resultado foi maravilhoso.

Finalmente comi os Huevos Rotos que tanto desejava, espero que também apreciem e nos passem o vosso  feedback.

 

 

Deixe uma resposta

Add to cart